Falar de organização, muitas vezes, pode ser um assunto chato, cansativo, entediante e muitas vezes até batido. Ok. Até concordo com vocês. Existem pessoas que parecem que já nasceram com maior tendência para serem organizadas, é algo automático. E aí, você, amigo leitor, se pergunta: por que eu preciso ser organizado? Em que minha vida vai mudar com isso. Porém, amigo leitor, com uma organização você vai ter um melhor controle da sua vida, vai perder menos tempo, suas atividades e seu dia a dia serão mais produtivos.

Uma palavra que está totalmente vinculada à organização é: hábito . Ele não aparece da noite para o dia. É algo que precisa ser desenvolvido. Para que algo se torne um hábito, é necessário que seja praticado por pelo menos uns 30 dias. Depois, tudo vai ser muito natural.

Uma organização deixa uma vida mais leve, tranquila, equilibrada e limpa. Use o seu tempo com o que é, realmente, importante. Você não tem  ideia do quanto de estresse pode ser evitado com a organização.

A organização que me refiro vale tanto para a sua vida pessoal como profissional, desde o início ao fim do dia.

Há uma infinidade de opções de métodos de organização, mas é preciso testar para escolher o que melhor se encaixa na sua vida.

Tópicos para serem organizados: Espaços utilizados no dia a dia; objetivos; dinheiro; calendário; tempo; documentos; planos

Não precisa ter uma organização perfeita em todos os setores. Você vai melhorando aos poucos.

Para começar:

Escolha um ou dois dos tópicos acima que você mais precisa organizar e comece a por em prática. Pense e visualize como você gostaria que aquele tópico melhorasse, como uma meta. Comece aos poucos e amplie a sua organização. 

Utilize agendas, bloco de notas do celular ou até mesmo do Trello . As listas podem te ajudar muito, pois de acordo com o que você vai fazendo, você vai dando um “ok” no que já foi realizado. A simples atitude de dar um “ok” no que já foi feito, já te motiva, pois você já está conseguindo resolver o que precisa, organizando melhor a sua vida. Para quem quer organizar uma vida financeira, recomendo a utilização do Yupee .

Essa técnica de anotar, tirando as ideias da mente, funciona muito bem. A nossa memória é limitada, e ao mesmo tempo se amplia, com o que é mais importante.

Dicas:

Nos espaços, elimine o que você não usa, doando ou jogando fora o que não serve mais. 

Ao iniciar um ciclo, como um ano, um mês ou semana, anote tudo o que você deseja como meta, que seja algo realmente alcançável no período de tempo, que saia da sua zona de conforto.

No lado financeiro, citei acima o Yupee, mas também há vários aplicativos de organização financeira para que você visualize todos os seus gastos.

Recomenda-se utilizar um planejador ou agenda, para não perder nenhum data importante, como os eventos e a apresentação de trabalhos da escola ou faculdade.

Organize seu tempo com antecedência, anotando suas atividades com a programação de início e fim. É importante que esses horários sejam respeitados.

Ninguém merece perder tempo procurando documentos, né? Encontre um momento para separá-los em pastas e organizar por ordem de uso. 

Como os planos também podem estar na sua agenda. É preciso focar em um plano de cada vez para chegar aos resultados.

 

E aí pessoal? Gostaram das dicas? Coloque na prática e me conte nos comentários. 

Facebook Comments