Eu sei que dá uma preguicinha só de saber que começou todo o turbilhão de novo, mas não é por isso que essas obrigações podem ficar de lado. Coloque a cabeça no lugar e ponha a meta que você vai ter excelentes notas a partir de agora. Acha que é impossível? Eu vou te mostrar como isso pode ser real!

Talvez muito estão pensando o quanto esse post está cedo, que as provas ainda estão longe de iniciarem, não é mesmo? Estão enganados. A hora é essa! Primeiro porque você está com a mente fresquinha e fica até melhor para absorver as novas matérias. E segundo porque, se você deixar tudo para cima da hora, vai ser um monte de matéria acumulada, e como você vai dar conta? Fica realmente impossível. Vamos lá!

Organização

Essa é a hora de começar a organizar seus materiais, jogar fora o que não precisa mais, colocar na mochila o que você vai precisar e focar totalmente. Se você começar a prestar bastante atenção nas aulas desde o início, vai ficar muito mais fácil, pois você irá entender a partir de toda a introdução, até a parte que fica mais complicada, que é mais próximos das provas. Aproveite cada momento, pois a hora é agora. Depois você vai ficar arrancando os cabelos, tentando acompanhar tudo quando estiver muito mais complicado.

Resumos

Ainda nesse assunto de acompanhar tudo desde o início, uma estratégia excelente para não esquecer de nada é fazer resumos de cada aula. Na hora mesmo de cada explicação do seu professor, anote tudo, cada fala, cada explicação, cada exercício. Isso funciona também fazendo em conjunto com um mapa mental, que funciona assim: você usa uma folha em branco e anota o assunto central, depois vá anotando as ramificações e explicações rápidas. Essas estratégias foram fundamentais na minha faculdade e ensino médio, funcionou muito. Sempre que fiz esses resumos, acompanhei os conteúdos e tirei excelentes notas.

Convide alguém para estudar com você de vez em quando

Se você usar esses momentos de estudo com um amigo a sério, serão momentos produtivos, onde você poderá aprender algo que o seu amigo entendeu melhor, e também, o contrário, ele terá a oportunidade de aprender com você. Ao ensinar alguém, você mostra para você mesmo que está dominando o conteúdo, e não ficará muito inseguro na hora das provas. Faça questionários e troque com o seu amigo. Inicialmente vai ser difícil responder, mas depois tudo ficará fixado na cabeça. Estudei com amigos sempre, e  me ajudou muito, tanto pessoalmente, como no skype, enfim… o que importa é aprender.

Gravador do celular

Essa dica funciona com muitas pessoas, por isso não posso deixar de colocar aqui. Utilize o gravador de áudio do seu celular ao seu favor, principalmente na hora que não puder estudar, como ônibus, no carro, quando o caderno não estiver por perto ou quando estiver comendo. Grave explicações claras para seja fixado com facilidade e ouça, se precisar, ouça novamente. Tem gente que assimila melhor ouvindo, então essa é uma boa saída.

O mais importante de tudo isso é focar muito no hoje e não deixar para amanhã. Aproveite. Seu esforço vai trazer bons frutos. Agora é com você, anote cada dica e coloque-as em prática. Um ótimo semestre para todos!

 

Ah… E claro que cada pessoa tem um jeito diferente de memorizar a matéria, não é mesmo? A sua dica é diferente de alguma que eu contei aqui? Então diz para mim nos comentários! Sua sugestão pode ajudar outras pessoas! <3

Facebook Comments