Que honra foi participar desse evento tão incrível, que é mais maravilhoso do que eu imaginava. Realmente me surpreendeu. E você, sabe o que é o TED e o TEDx? Eu te conto!

“O TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas.” Fonte: tedxfortaleza.

“Sob o lema “ideias que merecem ser espalhadas”, o TED criou o TEDx, um programa de eventos locais, auto-organizados, que reúne pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED.” Fonte: site tedxfortaleza.

 

(Na foto, Hugo Santos e eu)

Em resumo, são exemplos, ideias e inovações, que merecem se propagar. Um participante que sai do Tedx, sai motivado, com princípios renovados. Garantia de um dia inspirador e transformador. O Tedx Fortaleza 2017 teve mais de 7 mil inscrições, na qual foram selecionados 900 pessoas para prestigiar o evento. Eles foram escolhidos pelos textos que escreveram no ato da inscrição. De acordo com os organizadores, todos eles falavam um pouco de inovação. O objetivo também era levar diversos tipos de público, de diferentes áreas. Bacana, hein?

Foram 14 palestrantes: Braulio Bessa, Luis Gustavo, Jacson Fressatto, Hugo Santos, Tania Mujica, Ceará Show, Geraldo Rufino, Índia Fátima, Bianca Laufer, Wagner Barbosa, Dr. João Flávio, Demétrio Jereissati, Themis Briand e Sidnei Oliveira.

(Na foto, Geraldo Rufino e eu)

Braulio contou um pouco da vida dele e sua relação com o Tedx e declamou dois poemas lindos. Luis Gustavo falou um pouco do projeto, de autoria dele, que leva o surf adaptado para pessoas cadeirantes, amputados, com paralisia, síndrome de down etc. Já Jacson Fressatto abordou um pouco de um robô cognitivo que ele criou, para gerenciamento de risco, que identifica pacientes com perfil para desenvolver infecção hospitalar.

(Na foto, Sidnei Oliveira e eu)

Hugo Santos, por sua vez, contou um pouco da história dele e a relação que ele tem com a tecnologia e a inteligência artificial. É sócio fundador do Pluvi.on, uma empresa que mede a chuva em tempo real, assim avisando para a população. A palestrante Tania Mujica contou um pouco da história e trajetória de vida dela, na qual viveu uma estátua viva, onde vivia a paz no meio do caos. Logo depois veio o Ceará Show, trazendo uma pequena amostra da história do Ceará, com dança e teatro.

(Na foto, grande partes dos palestrantes no fim do evento)

Em seguida, entrou o palestrante Geraldo Rufino que se reinventou nas quedas, afirmando que o dinheiro é o menor dos problemas e que a solução está dentro de cada um de nós. Foi fundador da JR Diesel, onde transformou o segmento de desmanche de veículos. Seguindo o cronograma, entrou a Índia Fátima que contou a história de vida dela, que foi bem difícil, abordando o assunto “sonhos”. Ela coordena a Oca de Saúde comunitária da prefeitura de Fortaleza.

(Na foto, organizadores e voluntários)

A próxima palestrante foi a Bianca Laufer, que abordou um pouco da vivência que ela tem com a anorexia. Ela contou que competia com ela mesma e se aprisionava na própria mente. Quando foi mãe percebeu que amor é comer bem. No decorrer da vida, desenvolveu o amor pela nutrição e criou uma marca de sucos prensados (Green People). Depois dela, veio o Wagner Barbosa, que contou sobre a casa da Vovó Dedé, na qual é diretor. Eles atraem crianças e jovens, os tirando da rua, criando oficinas. Com isso, eles impactaram muitas pessoas e mostraram que todas são capazes. Na sequência, entrou o Dr. João Flávio, que é otorrinolaringologista. Ele criou uma técnica mais eficiente com um menor custo. Segundo ele, no momento de uma cirurgia, o microscópio ficou sem luz. Para resolver a situação, ele trocou o aparelho por outro de endoscopia. Ele conta que levou essa técnica para outros médicos, que em um primeiro momento acharam “loucura” mas depois aderiram a ideia, por ser um método mais barato e mais prático.

(Na foto, índia Fátima e eu)

Para trazer mais informações, entrou o Demetrio Jereissati, que fala sobre o Instituto Dimi Cuida, que foi fundado por ele. O projeto trabalha com pesquisas e alertas sobre o assunto “brincadeiras perigosas”. O foco é fazer bem ao próximo. Em seguida, como palestrante selecionada pelo voto popular, tivemos a Youtuber Themis Briand, falando de beleza para todos, para proporcionar independência, autoconfiança e autoestima. Ela desenvolveu técnicas de maquiagem para deficientes visuais.

Para finalizar, assistimos a palestra do Sidney Oliveira, que abordou mais sobre as gerações, mostrando o quanto tudo mudou, sobre expectativa de vida e contribuição, ações e reações. Uma frase que ele disse, no decorrer da palestra, me chamou muita atenção: “Se você for bem sucedido, vai amar o que faz. Seja incrível naquilo que você está fazendo.” Muito inspirador!

(Na foto, Bianca Laufer e eu)

(Na foto, eu e Fernando Torquatto)

O Influenciador e maquiador Fernando Torquatto foi prestigiar o evento. Tietei mesmo. HAHAHA

Entre os blocos de palestras, tivemos intervalos com Coffee Breaks feito por grandes marcas patrocinadoras. O Teatro RioMar Fortaleza, onde o evento foi realizado, proporcionou uma estrutura para imersão e concentração. O tempo passou voando, acreditem.

Gostaram desse post completo sobre o TEDx Fortaleza? Você já participou? O que achou? Conta aqui nos comentários!

Um grande beijo, até mais ;*

Facebook Comments