Quem nunca começou e parou um livro no meio por falta de tempo? Isso acontece frequentemente com várias pessoas em todos os lugares do mundo. Trabalho, faculdade, cursos, pessoas amadas e várias coisas para você dar atenção no seu dia a dia, que as vezes nem sobra tempo para fazer o que você gosta, como ver um filme, acompanhar uma série, ler livros e até se cuidar.
Ler é uma atividade importantíssima na vida, pois trabalhando a mente te ajuda a escrever melhor, pensar sobre as coisas na vida e até ser uma pessoa melhor. Uma das minhas metas do ano passado que não consegui realizar, mas quero obter exito é ler mais. Eu particularmente amo ler, tenho muitos livros ainda que estão na minha lista que quero ler pra ontem, mas para criar esse hábito de leitura ser mais presente trouxe algumas dicas.
1. Carregue o livro que você lê por onde puder levar: Ter o livro em mãos ajuda e incentiva ainda mais a leitura. Claro que tem lugares que não convém carregar livros, pois você sabe que nem vai tirar da bolsa para ler. Se você for para um ambiente que acha que o possível parar algum tempinho para curtir uma boa leitura, não deixe de levar. Tem pessoas que não conseguem se concentrar em outros ambientes, mas isso é questão de costume. Conheço amigos que gostam de ler em tablets ou celulares e dão super certo, eu ainda não consegui aderir esse costume, mas tem que adapte muito bem com essa tecnologia.
2. Assuntos selecionados: Listar livros desejados é importante pois você consegue separar os assuntos que você se interessa. Você acaba variando muito mais a sua lista com assuntos diferentes e interessantes, assim não cansará de um só assunto. Nem sempre um livro que é bom para mim, será para você. Muitas vezes, já me indicaram livros que comecei a ler e não me interessou nem um pouco, então procure críticas sobre o livro para ver se consegue enquadrar no seu gosto, mas também abra oportunidades para novos assuntos.
3. Metas: Crie em sua agenda metas de leitura e uma lista de livros que você deseja ler. Isso ajudará você a se organizar para ‘bater a meta” de leitura. Como por exemplo, ler dois livros por mês, assim você vai dividir qual a hora do dia que pode reservar para a sua leitura. A leitura precisa ser algo divertido para ser um momento de relaxar.
4. Horário para seu livro: Como citei no tópico anterior, reserve um horário para ler. Como hoje em dia, somos pessoas atarefadas, é necessário reservar aquele horário, para nada interromper, assim consequentemente você colocará essa atividade na sua rotina diária.
5. Não force uma leitura: Tem gente que gosta de ler e nem sabe pois nunca nem tentou criar o hábito. Para quem não tem esse costume, comece aos poucos, no seu tempo livre e lendo algo que você gosta. Tirar algo de bom de um livro é muito importante, pois todos podem proporcionar algo de bom para você. Não é necessário você ler quantidade absurdas de livros de maneira forçada. Curta seu livro.
Gostaram das dicas? Utiliza alguma delas?
Um grande beijo, até mais. ;*
Facebook Comments